Pesquisar no site


Contato

Igreja Batista Renovada
Pimenteiras - PI

 


Somos uma Igreja em células

que entende que gerar é mais

importante do que fazer 

 

 

 

 

Frase do mês!

 

“Deus promete

guiar-nos não

para livrar-nos da

responsabilidade

de pensar.”

John Stott

 

 

 

 

 

A Restauração e restituição dos nossos sonhos.

24/10/2010 09:59

A Restauração e restituição dos nossos sonhos.

  

 Referência: II Sm 9:1-9

   

VERDADES INICIAIS SOBRE OS NOSSOS SONHOS


1.            DEUS NOS DÁ O DIREITO DE SONHAR

2.        MUITOS NUNCA SONHAM; OUTROS, SONHAM POUCO; OUTROS, ENGAVETAM SEUS SONHOS

3.        Ninguém vive de sonhos, mas sem sonhos a gente não vislumbra nada.

4.            Quem não sonha com nada está morto.

5.        Antes dos sonhos de José se cumprir ele passou pelos pesadelos.

 

“Os sonhos não têm prazo de validade. Deus quer despertar em nós o desejo de sonhar”

 

    “ Deus restaura e restitui os nossos sonhos”.

 

    Alguém um dia disse que somos resultado dos nossos sonhos. Quando deixamos de sonhar, deixamos de viver. O que seria da humanidade sem os sonhadores?

 

    Mas o que fazer quando perdemos os nossos sonhos? O que destrói os nossos sonhos? Porque todos nós temos sonhos, mas há circunstâncias que os destróem:

 

Fatores que provocam a destruição dos nossos sonhos:

 

    1 - As tragédias da vida destroem nossos sonhos.

 

    Pela desobediência de Saul, seus herdeiros perderam o direito hereditário ao trono. Quando Mefibosete tina apenas 5 anos, Saul, seu avô e Jonatas, seu pai, morreram em batalha. Além disso, Mefibosete ficou aleijado por causa de uma queda. A tragédia lhe sobreveio e mudou toda a trajetória de sua vida. Matando os seus sonhos.

 

    Quem sabe a tragédia sobreveio na tua vida e você não tem sonhado mais... Hoje o Senhor quer restaurar os teus sonhos.

 

    2 - As impossibilidade da vida detroem nossos sonhos.

 

    Mefibosete em hebraico significa `vergonha`. E ele foi morar em Lodebar Lugar sem “Pastor” Lô Debar e Lo' Debar, lugar incerto, lugar de incertezas!     As impossibilidades da vida costumam matar os nossos sonhos.

 

    Mefibosete sofreu uma tragédia, ficou aleijado, tinha um nome de vergonha e vai morar na terra da nulidade. Aos olhos humanos era impossível, mas Deus tem todo o poder para restaurar os sonhos mesmo diante das impossibilidades.

 

  3 -  Os desertos da vida destroem nossos sonhos.

 

    Lodebar era um deserto. As crises e frustrações levam as pessoas a renunciarem seus sonhos nas areias das desilusões.

 

    Talvez atravessando este deserto você esteja se lamentando e se perguntando como seria a sua vida se a tragédia não tivesse atingido a sua vida. Muitos não conseguem mais sonhar. Mefibosette talvez pensasse que poderia ter sido rei, mas agora estava na terra da incerteza.

 

    Da mesma forma, alguém pode ter te deixado aleijado emocionalmente, mas o Deus Todo-poderoso te tira do deserto e te coloca em um lugar próspero.

 

    4 - As feridas da alma destroem nossos sonhos.

 

    No versículo 8, Mefibosete chama a si mesmo de `cão morto`. Na cultura judaica a expressão `cão`era o auge da humilhação, cão morto ainda mais. Isso demonstra as feridas da alma de Mefibosete, sua baixa auto-estima e seus traumas que o impediam de sonhar. Quando uma tragédia vem sobre nós, também ficamos assim, machucados. E a amargura não nos deixa sonhar, mas Deus quer te curar e restaurar os teus sonhos.

 

    Como Deus restaura os nossos sonhos?

 

 

1-Deus restaura os nossos sonhos nos buscando onde nós estamos.

 

    Você pode estar na terra da incerteza, esquecido por todos, mas Deus vai te buscar e vai restaurar os teus sonhos para Sua glória. Assim como Davi fez com Mefibosete. Deus vai usar pessoas para te buscar e restaurar os teus sonhos. Você não está longe do alcance de Deus. Ele restaura os nossos sonhos com a Sua graça restauradora.

 

    2 - Deus nos mostra que estamos debaixo de Sua aliança.

 

    Na aliança que Davi e Jonatas fizeram, um prometeu que cuidaria da descendência do outro. Mefibosete foi alcançado por esta aliança. A nossa aliança com Deus é superior e Ele irá nos beneficiar com bênçãos ainda maiores. Nossa aliança é eterna, perfeita, foi selada com sangue e nos faz filhos de Deus.

 

 3 - Deus restaura nossos sonhos nos dando de volta tudo aquilo que perdemos.

 

    Quando nos convertemos, Deus tira o que é ilícito e muitas vezes temos perdas. No mundo éramos altivos e soberbos, confiando em nossos próprios méritos. Mas Deus nos ensina que dependemos dEle para tudo. E a Ele toda a glória.

 

    Davi restaurou tudo a Mefibosete.

 

    Deus nos reserva um lugar junto à Sua mesa.

 

    Mefibosete passou a comer à mesa com os filhos do Rei Davi. Hoje, como filhos de Deus, nós estamos à mesa com o nosso Pai.

 

Conclusão

    Talvez você esteja triste, pensando que é o fim e que seus panos estão mortos. Saiba que não é o fim. Deus tem poder para restaurar e realizar os nossos sonhos para a glória de Seu Santo

 

 

Pr.Chris.